Your guide to clipless cycling shoes

O que são sapatilhas de encaixe?

As sapatilhas de encaixe - do tipo que se encaixam nos pedais - demoram um pouco para se acostumar, mas oferecem muitos benefícios. Elas ajudam você a fazer o uso mais eficiente de sua energia, para que menos seja desperdiçada. Suas solas rígidas ajudam a garantir que a energia que você está criando com as pernas seja transferida diretamente para impulsionar a sua bicicleta. Você também poderá usar todo o curso de sua pedalada, incluindo o curso ascendente, porque está fixado aos pedais. Uma vez encaixado, você tem mais controle sobre a sua bicicleta e seus pés permanecem em uma posição ideal nos pedais. Dessa forma, você pode aproveitar a sua pedalada ou se concentrar em treinar muito sem precisar reajustar os pés entre pedaladas.

Existe alguma diferença entre sapatilhas para pedais de encaixe e sapatilhas de encaixe?

De modo algum! Esses dois termos - clipless e clip-in - referem-se ao mesmo tipo de sapatilha, que usa uma travessa presa à sola para fixá-la aos pedais. As sapatilhas clip-in também são chamadas de sapatilhas de encaixe, simplesmente porque não exigem o uso de firma-pés, as gaiolas que às vezes são vistas presas aos pedais planos.

Como funcionam as sapatilhas para ciclismo para pedais sem firma pés?

É importante saber como as sapatilhas para ciclismo e os pedais funcionam juntos ou você poderá comprar as peças erradas. Existem três componentes principais em qualquer sistema de encaixe: a sola, a travessa e o pedal. As solas das sapatilhas de encaixe possuem um padrão específico de furos que aceitam travessas específicas - normalmente travessas de 2 ou 3 parafusos. Os pedais de encaixe foram projetados para serem compatíveis com um destes padrões específicos. É importante garantir que todas as peças tenham o mesmo padrão - 2 ou 3 parafusos - ou não poderão trabalhar juntas.

Tipos de travessas e pedais

A maioria das sapatilhas e pedais de encaixe é configurada com sistemas de fixação de 2 ou 3 parafusos que usam parafusos sextavados para conectar suas sapatilhas aos pedais. Lembre-se que suas sapatilhas e pedais de encaixe precisam usar o mesmo sistema com o mesmo padrão de furos.

Sistema de 2 parafusos

Este sistema também é conhecido como SPD, que significa Shimano Pedaling Dynamics. As sapatilhas com 2 parafusos possuem travessas recuadas que facilitam o caminhar e o uso fora da estrada, e as travessas são feitas em metal e tendem a durar muito tempo. Quando alguém diz "travessas de mountain bike", provavelmente está se referindo a travessas de 2 parafusos. Você também tem a opção de comprar pedais de dois parafusos de dois lados, o que facilita ainda mais o encaixe. Os sistemas de 2 parafusos são usados para tudo, de bicicletas urbanas, mountain bikes, bikes de turismo, para pistas de cascalho e ciclocross.

Veja como encaixar

Sistema de 3 parafusos

As sapatilhas para ciclismo de estrada com 3 parafusos apresentam travessas expostas que as tornam mais difíceis de caminhar, e as travessas são feitas de plástico e, portanto, exigem substituições mais frequentes. Mas a ampla plataforma da travessa fornece melhor transferência de energia e melhor distribuição de pressão na sola do pé, para um número menor de pontos de aquecimento. Os sistemas de 3 parafusos são usados principalmente para ciclismo e corridas de estrada.

Veja como encaixar

Dicas para começar a configurar os pedais de encaixe

Aprender a usar pedais e sapatilhas de encaixe requer prática, e é normal ficar um pouco apreensivo com isso. A maioria das pessoas está preocupada com as quedas embaraçosas. Mas, se perguntar por aí, todos que as usam tem uma história para contar sobre quedas - até mesmo os profissionais. A maioria das quedas acontece quando você está rodando devagar, geralmente em semáforos. Eis algumas maneiras de se preparar para o sucesso e começar a aproveitar os benefícios de uma configuração de encaixe com o menor número de dicas possível. E quando cair, lembre-se de que não há porque se sentir envergonhado - isso acontece com todos nós!

• Peça ao vendedor da loja de bicicletas que lhe mostre como usar suas sapatilhas e pedais em uma bicicleta estacionária na loja.
• Pratique encaixar e desencaixar um campo ou parque; se você cair, estará sobre grama macia.
• Desencaixe antes de parar - apenas mantenha o pé apoiado no pedal. Isso reduz a chance de você não conseguir se desencaixar já que o equilíbrio se torna mais difícil à medida que diminui a velocidade.
• Lembre-se de girar o pé! Com a maioria das configurações de sapatilha de encaixe e pedais, você não pode simplesmente retirar e colocar os pés como faria com um pedal de plataforma.
• Não se preocupe se tiver problemas para encaixar quando começar a pedalar de novo. Atinja uma velocidade na qual você possa se equilibrar bem e depois encaixe o pé que ainda não foi encaixado.

Como ajustar a dificuldade de retirar meus pés dos pedais?

Flutuação é a quantidade de movimento de um lado para o outro deo pé que suas travessas proporcionam quando você está encaixado nos pedais de encaixe. Ter uma pequena quantidade de flutuação geralmente é considerado bom. Ajuda a reduzir possíveis lesões nos joelhos, permitindo que o pé se mova naturalmente ao longo do curso do pedal, em vez de ficar travado em uma posição. Isso pode compensar os pequenos desalinhamentos de suas travessas e pedais.

A flutuação é medida em graus e os fabricantes costumam codificar por cores suas travessas de acordo com a quantidade de flutuação que fornecem. A flutuaçao é mais comumente encontrada nas travessas de sapatilhas para ciclismo de estrada, mas algumas sapatilhas para mountain bikes também a oferecem. A maioria dos ciclistas prefere algo entre 4 e 9 graus de flutuação, mas alguns preferem pedalar fixo - com zero grau de flutuação e sem movimento de um lado a outro - pois permite uma transferência de potência um pouco maior.

Como ajusto a dificuldade de retirar meus pés dos pedais?

A tensão dos pedais é que torna mais fácil ou difícil encaixar ou desencaixar dos pedais. Você pode ajustar a tensão usando parafusos especiais normalmente encontrados na parte inferior do pedal. Uma tensão mais baixa é muito útil quando você é iniciante nos pedais de encaixe, pois facilita a retirada do pé. No entanto, uma pouca tensão permitirá que seus pés saiam dos pedais acidentalmente, o que anula os benefícios de usar uma configuração de pedais de encaixe.

Artigos relacionados

Sapatilhas para ciclismo mais vendidas

Buscar por categoria