Pedalar e fazer percursos urbanos de e-bike é fantástico. Podes transportar mais com menos suor, ir mais rápido do que numa bicicleta convencional com menos esforço e não tens que lidar com engarrafamentos de trânsito ou parques de estacionamento. Além disso, estás a passar tempo ao ar livre e a fazer exercício. Tal como numa bicicleta convencional, saber como pedalar e fazer percursos urbanos de forma segura numa e-bike vai fazer com que a tua experiência seja mais divertida e compensadora.
1. Começa devagar: podes sentir a tentação de aumentar a potência da tua bicicleta elétrica, mas recomendamos que comeces numa potência mais baixa nas tuas primeiras saídas. Também recomendamos que conduzas num parque de estacionamento grande e vazio ou numa estrada encerrada ao trânsito para te familiarizares com a tua nova bicicleta elétrica.
2. Trava com uma maior antecedência: com mais potência, mais velocidade e um quadro mais pesado, vais precisar de travar com mais antecedência na tua bicicleta elétrica do que numa bicicleta normal.
3. Trava de forma suave e equilibrada: todas as bicicletas elétricas estão equipadas com travões de disco, o que significa uma maior potência de travagem em quaisquer condições. Enquanto te habituas aos teus novos travões e à tua nova bicicleta, certifica-te de que travas sempre com um leve aperto de mão e que acionas ambas as manetes de forma consistente e gradual.
4. Pedala com muito cuidado: as bicicletas elétricas parecem bicicletas normais, pelo que as pessoas podem não esperar que pedales à velocidade que a tua bicicleta elétrica atinge. Isto significa que deves ter ainda mais cuidado e prestar ainda mais atenção ao teu redor enquanto pedalas.
5. Respeita o Código da Estrada: a tua nova bicicleta elétrica proporciona-te um novo nível de liberdade e diversão. Ainda assim, continuas responsável por conhecer e cumprir todas as regras da estrada, das ciclovias e dos percursos na tua área. Há muito para adorar nas bicicletas elétricas. Portanto, faz a tua parte e mostra como são uma forma divertida de pedalar. Ninguém aprecia um ciclista irresponsável, especialmente numa bicicleta elétrica.
Por fim e sempre que andares na tua bicicleta, utiliza um capacete de alta qualidade que se ajuste corretamente, independentemente da distância que fores percorrer!
Conhece o teu trajeto
Uma das muitas coisas fantásticas acerca de utilizar bicicletas elétricas como meio de transporte é que podes escolher um trajeto mais longo, mais seguro (ou um mais panorâmico!) e ainda chegares ao teu destino a tempo e horas. É melhor planeares o trajeto com antecedência e até mesmo fazê-lo num fim-de-semana ou dia de folga para ver quanto tempo demoras e se gostas ou não de o fazer.
Pesquisa o teu trajeto utilizando os serviços de mapas online e considera a possibilidade de comprar um encaixe de guiador para o teu telefone ou GPS se quiseres navegação turn-by-turn. Dica de profissional: podes sempre passar na loja de bicicletas para aconselhamento sobre trajetos!
Otimiza a autonomia da tua bicicleta elétrica
A autonomia da tua bicicleta elétrica por cada carregamento depende da bateria, do motor e do nível de assistência. Fatores como o vento, as condições climatéricas, temperatura e terreno fazem uma diferença enorme, mas não são fatores que possas controlar. Aqui ficam algumas coisas que podes fazer para maximizar a tua autonomia:
Encontra uma cadência confortável
Quanto mais lentamente pedalas, mais esforço o teu motor faz. Explora as mudanças para encontrares um equilíbrio eficiente que não te sobrecarregue a ti ou ao motor.
Alivia a carga
Um dos melhores benefícios das e-bikes é que te permitem transportar mais carga. A desvantagem é que quanto mais carregas, mais o motor funciona. É bom que sejas consciente com o peso que transportas.
Utiliza um nível baixo de assistência
Quanto mais alto for o nível de potência, menor será a autonomia. Tenta alternar entre os diversos níveis de assistência, utilizando um nível mais alto quando estás a fazer uma subida e mudando para um nível mais baixo quando rolas em plano.
Vê este tutorial para mais dicas acerca de como aumentar a autonomia e utiliza a ferramenta de pesquisa de autonomia Bosch para te ajudar a calcular a autonomia da tua e-bike.
É mais seguro seres detetável
Não importa quando nem onde pedalas, os automobilistas (e outros ciclistas e peões) não estão sempre atentos aos ciclistas. Isto é especialmente verdade durante as horas de ponta, quando as distrações crescem exponencialmente. As boas notícias é que existem diversas formas comprovadas que te podem ajudar a ser detetável.
Mais informações >>
Utiliza sempre as luzes ligadas
Durante o dia, utiliza luzes dianteira e traseira de circulação diurna com padrões de intermitência específicos que te ajudam a ser detetável à distância. À noite, utiliza uma luz dianteira brilhante para iluminar o caminho em frente além das luzes dianteira e traseira intermitentes.
Vê as luzes de circulação diurna para bicicletas >>
Compra uma campainha
Utilizar uma campainha no guiador é uma ótima forma e avisar os peões e outros ciclistas da tua presença, especialmente quando vais passar por eles.
Vê as campainhas para bicicletas >>
CarBack
Pedala com mais confiança com um radar que deteta veículos em aproximação traseira ao mesmo tempo que te ajuda a seres visto com uma luz traseira visível a 2 km.
Vê a Carback radar >>
Veste equipamento que se destaca
Iluminares a tua bicicleta faz uma diferença incrível no que diz respeito a seres visto, e podes ampliar a tua visibilidade ainda mais com vestuário refletor e de alta visibilidade que chama a atenção dos condutores distraídos.
Utiliza vestuário de alta visibilidade
O vestuário fluorescente chama a atenção e pode aumentar a tua visibilidade durante o dia. Evita usar vestuário escuro e procura vestuário de alta visibilidade em cores que chamam naturalmente a atenção.
Vê o vestuário de alta visibilidade >>
Utiliza vestuário refletor
O vestuário com elementos refletores é essencial para seres detetável em condições de fraca iluminação ou à noite. Não só os detalhes refletores ficam iluminados com a luz dos faróis dos carros, como conjugados com o movimento do teu corpo ao pedalar fazem uma diferença enorme ao atrair a atenção dos condutores e ajudar-te a seres visto.
Vê o vestuário refletor >>
Vê como arrumar as coisas para a tua volta
Sabes o lema - é melhor estares preparado! Vamos mostrar-te o que deves levar contigo em todas as voltas e também como é que deves arrumar de forma estratégica.
Aqui fica uma lista curta:
1) Luzes dianteira e traseira - leva sempre as luzes ligadas, mesmo durante o dia!
2) Kit de reparação de furos.
3) Água e comida
4) Vestuário mais quente e/ou equipamento para a chuva
5) Telemóvel e dinheiro.
Com uma e-bike, também vais querer verificar se a bateria está carregada antes de saíres para a estrada ou trilhos. Podes até mesmo levar o carregador se não estiveres familiarizado com o trajeto e não souberes qual a distância que vais pedalar. E, claro, pedala sempre com um capacete de alta visibilidade.
Prende corretamente a tua e-bike
Embora seja fantástico ter a possibilidade de estacionares a tua bicicleta elétrica em qualquer lado onde também estacionam as bicicletas convencionais, certifica-te que a estacionas em local seguro e prende-a bem.
Compra um bom cadeado
Mesmo se a tua e-bike vier com um cadeado, considera a possibilidade de comprares um outro para ajudar a salvaguardar o teu investimento. Certifica-te que escolhes um cadeado de alta qualidade que seja difícil de cortar pelos potenciais amigos do alheio. Prende a tua bicicleta a um objeto fixo e permanente e bloqueia as rodas ou qualquer outro componente de desengate rápido (o selim, por exemplo) com um cabo de bloqueio se for possível.
Tem atenção onde estacionas
Como com qualquer bicicleta, mesmo que esteja bem presa, pode continuar a ser um alvo. Isto é especialmente verdade com o estacionamento à noite, quando o vandalismo noturno entra em ação. É melhor estacionares a tua e-bike numa zona bem iluminada onde possam também ser estacionadas outras bicicletas.
Leva a bateria contigo
Se puderes remover a bateria do quadro com facilidade, é melhor que a leves contigo. Não deverá ser um problema deixá-la se vais fazer apenas uma pequena paragem na mercearia, mas se deixares a tua bicicleta estacionada por algumas horas ou durante todo o dia enquanto trabalhas, recomendamos que a leves contigo
Por fim, se tiveres um rack de e-bike para o teu carro não te esqueças de ver como é que se acopla à tua viatura. Não queres ter o esforço de prender a tua e-bike ao rack para depois roubarem ambos!
Trek Central
Podes ajustar a teu gosto as definições do motor para usufruíres de maior autonomia, traçares o mapa da tua volta perfeita, monitorizares as métricas da tua volta e muito mais na aplicação Trek Central.
Compatível com: Dual Sport+, FX+, Verve+ 1, Domane+ SLR, Domane+ AL, Fuel EXe, Slash+
Bosch Flow
A aplicação Bosch eBike Flow está totalmente integrada com o sistema inteligente da tua bicicleta para que possas gravar as tuas voltas, personalizar o teu modo de assistência e atualizar a tua bicicleta elétrica completamente sem fios.
Compatível com: Allant+, Verve+ 2, Verve+ 3, Verve+ 4S, Fetch+, Marlin+, Powerfly, Rail
Acessórios para bicicletas elétricas para otimizares a tua volta
Vê, sê visto, aumenta a aderência ao piso e carrega a bateria com os acessórios para deslocação urbana em bicicletas elétricas
Cadeados de bicicletas elétricas
Muitas bicicletas elétricas vêm com cadeados integrados para te ajudar proteger o investimento quando estacionas para fazer recados, ir buscar o jantar ou quando estacionas à porta do trabalho. É também uma boa ideia comprar um segundo cadeado para segurança adicional.
Vê os cadeados para bicicletas elétricasLuzes de bicicleta elétrica
Muitas bicicletas elétricas vêm com iluminação integrada. O melhor de tudo? São alimentadas pela bateria e estão sempre preparadas para funcionar! É mais uma forma que as e-bikes têm de fazer com que seja fácil sair e pedalar.
Vê as luzes para bicicletas elétricasRodas e pneus de bicicleta elétrica
As rodas das e-bikes são concebidas e fabricadas com mais robustez do que as rodas das bicicletas convencionais. Têm que aguentar a rotação e força aplicadas pelo motor. Devido ao peso adicional das e-bikes, é melhor utilizar pneus e câmaras de ar de alta qualidade para reduzir as possibilidades de furos.
Vê as rodas e pneus para bicicletas elétricasCarregadores de bateria de bicicleta elétrica
Os carregadores de e-bike funcionam exatamente como os do computador portátil! Podem ser ligados diretamente a uma tomada de parede. Algumas bicicletas elétricas até vêm com baterias que podem ser carregadas nas bicicletas ou fora delas.
Vê os carregadores para bicicletas elétricas